Há muito conflito no mercado no momento em que o assunto é assessoria de comunicação. Seja do lado de quem contrata, e até mesmo do ponto de vista dos próprios profissionais que várias vezes desempenham múltiplas obrigações em sua rotina de trabalho e pouco param para pensar sobre sua função.
O que é assessoria de comunicação?
A assessoria de comunicação pode ser entendida como uma das estratégias para facilitar a relação entre os jornalistas (imprensa) e as empresas, organizações ou pessoas físicas. É ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa é essencial para conseguir se destacar na imprensa diante de tantas novidades diárias.
Mas, sem dúvida, a assessoria de comunicação depende de um profissional responsável em apurar informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse (pautas) para os veículos de comunicação. Com o objetivo único de gerar notícias positivas de seus clientes na mídia de uma marca, produto ou personalidade, dependendo do objetivo estratégico da contratação do serviço.
O que faz uma assessoria de comunicação?
1) O assessor ou a assessora determina o que é ou não notícia dentro do seu cliente, qual tratamento será dado a esta informação e para quais veículos o conteúdo deve ser direcionado;
2) Ele divulga essa notícia aos jornalistas e formadores de opinião, empregando as mais variadas ferramentas (press-releases, press-kits, coletivas de imprensa etc.);
3) Caso algum veículo se interesse pelo assunto, utilizará o material para publicação ou agendamento de entrevistas.
Vale ressaltar que tanto o agendamento de entrevistas quanto a publicação de matérias são gratuitas. Damos a este processo o nome de mídia espontânea. Ou seja, o assessor de imprensa não paga pela notícia publicada, mas pelo trabalho executado em conquistar espaços na mídia.